sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Namaste



A palavra Namaste (pronuncia-se Namastê) é composta de duas palavras sânscritas: Nama (reverência, saudação) e Te, que significa você. Em síntese é saúdo a você, de coração, ao que deve ser retribuído com o mesmo cumprimento. Pelos meios esotéricos acabou ganhando o significado um pouco mais floreado de "O Deus que habita em mim saúda o Deus que há em você".
O gesto do Namaste, conhecido pelos budistas como Anjali mudra, consiste no simples ato de juntar as palmas das mãos ante o coração (ou mais precisamente o chakra do coração), e inclinar levemente a cabeça. Falando de forma metaforica, os cinco dedos da mão esquerda representam os cinco sentidos de karma, enquanto os da direita representam os cinco órgãos do conhecimento. Significa então que mente e coração devem estar em harmonia, para que nosso pensar e agir estejam de acordo com o Dharma. Também é um reconhecimento da dualidade que existe no mundo e sugere um esforço de nossa parte para trazer essas duas forças unidas em equilíbrio.

Contando os dedos, temos um total de dez é alcançado. O número dez é símbolo da perfeição, da unidade, em todas as tradições antigas: Senão vejamos: . As dez Sephiroth na Árvore da Vida, os dez Mandamentos, e, no sistema de Pitágoras é o símbolo da criação e ainda, o número do equilíbrio perfeito para os antigos Chineses.

A mitologia por trás deste gesto é no mínimo curiosa: conta que o Deus Krishna escondeu as roupas de algumas moças que se banhavam no rio Yamuna. Ao perceber, elas suplicaram de todas as formas a ele para devolvê-las, mas Krishna permaneceu irredutível (sacana, não?). Somente quando elas fizeram o gesto do Namastê (na realidade saudarom-no reconhecendo nele uma grande Autoridade), só então é que ele ficou satisfeito e devolveu as roupas.

No Sudeste da Ásia

Para os povos desta região, no dia-a-dia não e considerado uma saudação religiosa, pelo menos não conscientemente. Porem todos acreditam que ele tem uma base espiritual, e reconhecendo assim a espiritualidade da outra pessoa. Quando o ‘namasté’comprimento é feito com as mãos juntas na altura do peito e considerado polido. Porem se estiver na presença de uma Autoridade maior, o comprimento leva as mãos juntas ate a altura da cabeça, e se, for reverenciar um homem santo ou uma alta dignidade religiosa as mãos se elevam ate acima da altura da cabeça.

O namasté na forma escrita pode ser utilizado também em missivas amigáveis.

Nenhum comentário: